bcome 15 de janeiro de 2021

5 passos para se alinhar com as ODS

As ODS fazem parte da Agenda de 2030 proposta pela ONU, que é um plano de ação criado com o intuito de fomentar um mundo mais justo, inclusivo e sustentável, respeitando as diferenças e finitude dos recursos naturais. E claro, o ecossistema empresarial possui grandes responsabilidades sobre os impactos positivos e negativos gerados na sociedade.

Abaixo, listamos os 17 objetivos.

1- Erradicação da Pobreza 2- Fome Zero e Agricultura Sustentável 3- Saúde e Bem-Estar 4- Educação de Qualidade 5- Igualdade de Gênero 6- Água Potável e Saneamento 7- Energia Acessível e Limpa 8- Trabalho Decente e Crescimento Econômico 9- Indústria, Inovação e Infraestrutura 10- Redução das Desigualdades 11- Cidades e Comunidades Sustentáveis 12- Consumo e Produção Responsáveis 13- Ação Contra a Mudança Global do Clima 14- Vida na Água 15- Vida Terrestre 16- Paz, Justiça e Instituições Eficazes 17- Parcerias e Meios de Implementação (fonte: Plataforma Agenda 2030)

O seu negócio compactua com algum ou alguns desses propósitos? Se sim, você está no caminho certo e o planeta agradece! Se não, tudo bem, nunca é tarde pra mudar e adaptar os processos e valores da empresa, né?

No nosso checklist apresentamos cinco insights que podem contribuir para a sua empresa cumprir pelo menos um dos objetivos e se alinhar às boas práticas do mercado.

1- CONTRATE MINORIAS

Na contratação de profissionais mulheres, pessoas negras, periféricas, indígenas, LGBTQI e portadores de deficiência, sua organização fomenta a equidade de gênero (ODS 5), o crescimento econômico (ODS 8) e a redução de desigualdades (ODS 10), por exemplo.

2- ESTABELEÇA PARCERIAS RESPONSÁVEIS

É muito importante fechar parcerias com marcas que compactuam com os valores e ideias da sua empresa. Mas se a sua empresa ainda está no caminho de adotar práticas e valores sustentáveis, estabelecer parcerias com instituições alinhadas com impactos socioambientais positivos pode ser um super primeiro passo, já alinhado com a ODS 17.

Por exemplo, se você é uma marca de bens de consumo e oferece brindes para os clientes, você pode comprar esses brindes de organizações que apoiam causas sociais e que fazem a produção a partir de resíduos reciclados. A Rede Asta é uma ótica dica! Ainda, você pode ter parceiros na sua cadeia produtiva que dão soluções mais verdes, como o carbon free. Aqui falamos de pequenos exemplos, mas as possibilidades são infinitas!

3- USO DE MATÉRIAS PRIMAS SUSTENTÁVEIS

Que tal substituir aquela embalagem plástica por uma de papel? Ou aquela etiqueta tradicional pelo papel semente? Claro, é importante respeitar a limitação de recursos de cada empresa, mas ter um mindset ligado em possibilidades de produção sustentável é um começo.

Caso você e seu negócio tenham maiores possibilidades financeiras, comece a pensar em materiais regenerados e biodegradáveis, que tal? Aí você já dá o check na ODS 12!

4- COMÉRCIO JUSTO

Como a sua empresa estabelece relações de produção e/ou serviços? Você sabe as condições de trabalho das pessoas que produzem o material que seus produtos são fabricados? Pois é, um dos pilares do Comércio Justo são as condições de trabalho dignas para os colaboradores e uma remuneração justa. Portanto, se você emprega produtores, artesãos etc, preocupe-se e muito com o bem-estar deles. Aqui, você já está no caminho de cumprir as ODS 3, 8 e 12.

5- ADOTE UMA CULTURA ORGANIZACIONAL RESPONSÁVEL

De nada adianta lucrar e ter um time, por menor que seja, infeliz e desestimulada. Por isso, esteja sempre atento com as relações que você e sua organização estabelecem com a equipe. Fomente um espaço de trabalho decente, justo, diverso e que se importa com a saúde mental de seus colaboradores. As ODS 3 (Saúde e Bem-Estar), 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico) e 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes) têm tudo a ver com essa questão!

Viu como é super possível sua empresa estar alinhada para com uma sociedade mais justa, inclusiva e sustentável? Cada pequeno passo é uma grande vitória para todos. Pessoas criam marcas, e quanto mais seres humanos com consciência, mais rápida acontece a mudança para um mundo mais verde e igualitário!

Se você ainda tem alguma dúvida e gostaria de saber mais sobre como melhorar seu posicionamento de marca a partir do investimento em ações organizacionais responsáveis entre em contato com a gente: oi@bcome.com.br || +55 21 98708-6295. Vai ser um prazer te ajudar nessa caminhada!

Economia colaborativa e criatividade5 passos para se alinhar com as ODS

Carolina Carolina é publicitária, apaixonada pelo ecossistema de impacto socioambiental. Além de muchas coisitas mais, é assistente de operações do BCOME e dá aquele help na área de comunicação!

Últimos posts

Ver todos

Gostou das dicas? Deixe seu comentário.

0 comentários.