bcome 14 de junho de 2022

Dia Mundial do Doador de Sangue

Não é raro nos depararmos com pedidos de doações de sangue nas redes sociais, já que, na maioria dos casos, há uma mobilização por parte dos usuários.

Essa comoção acontece, principalmente, se a pessoa que necessita é sua conhecida. Mas e quando é sobre os não-conhecidos? Esses, muitas vezes, dependem da sorte.

Com base nessas e tantas outras situações, o Dia Mundial do Doador de Sangue é celebrado com o objetivo de homenagear os doadores e conscientizar todas as pessoas que ainda não doaram sobre a importância deste ato. Porque para haver vida… é preciso haver sangue.

Essa data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014, e o dia escolhido, 14 de junho, é uma homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner, o imunologista que descobriu o fator Rh e as diferenças entre os tipos sanguíneos.

Independente do tipo sanguíneo, há um apelo por doações, já que o sangue é fundamental para tratamentos e intervenções urgentes de pacientes com risco de vida, além de ser importante em procedimentos médicos e cirúrgicos complexos.

O sangue mais desejado pelos hospitais é o O-, conhecido como doador universal. Este, é usado em pacientes que não possuem o tipo sanguíneo identificado, porque há a certeza que não será rejeitado. No entanto, indivíduos com O- negativo só podem receber esse tipo de sangue, o que reforça, mais ainda, a necessidade de doações.

Infelizmente, o acesso à sangue ainda é escasso, tornando-o um privilégio, principalmente para os países de baixa e média renda, que possuem poucas doações. Já os países mais ricos, que compreendem apenas 16% da população mundial, possuem 42% das doações.

No Brasil, por exemplo, apenas 19% da população doa sangue com regularidade, ou seja, uma vez por ano. 23% doam sangue apenas quando algum familiar ou conhecido necessita, e que 48% não tem o hábito de doar sangue. Esses são os dados do estudo apontado pela farmacêutica Abbott.

Um dos motivos para isso, também, é que até 2020 as doações de sangue não poderiam ser feitas por homossexuais que tivessem feito sexo com outros homens nos 12 meses anteriores à coleta.

Para celebrar o Dia Mundial da Doação de Sangue e incentivar ainda mais doadores, o BCOME está oferecendo isenção de taxa para as freelas - que são doadoras de sangue - na primeira contratação. Para ter acesso a esse benefício, você deve enviar uma foto de sua carteirinha ou do atestado de doação para o e-mail oi@bcome.com.br.

Maria Mariana Maria Mariana é coordenadora de Comunicação e Marketing do BCOME e mestre em política social pela Universidade de Lisboa. É comunicóloga, publicitária e pesquisadora de Responsabilidade Social Corporativa e Desenvolvimento Sustentável.
Gabrieli Schlickmann Gabrieli Schlickmann é estagiária de Comunicação do BCOME e graduanda em Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Últimos posts

Ver todos

Gostou das dicas? Deixe seu comentário.

0 comentários.