bcome 25 de agosto de 2022

E se nos uníssemos pela equidade?

Ontem o BCOME lançou o Desafio Parcerias pela Equidade, uma campanha especial que tem como foco chamar atenção para a desigualdade de gênero no mercado de trabalho e, claro, não poderíamos deixar de compartilhar aqui o nosso manifesto pela equidade de gênero, certo?

[Se você não sabe do que estamos falando, corre no nosso Linkedin e Instagram para ficar por dentro de tudo!]

Leia o texto até o final e confira o manifesto completo dessa campanha.

Junte-se ao FREELAS nessa luta! Compartilhe essa ideia!

Manifesto Desafio Parcerias pela Equidade

O dia 26 de agosto é celebrado no mundo todo como o Dia Internacional da Igualdade Feminina. Isso porque, neste dia, em 1973, o Congresso dos Estados Unidos decidiu que esta data seria uma homenagem à aprovação da 19ª emenda, que permitiu o voto às mulheres norte-americanas em 1920.

Mas será que realmente podemos celebrar a igualdade feminina?

Dados do IBGE mostram que as mulheres ganham cerca de 79,5% do que os homens ganham no Brasil. A diferença salarial segue neste patamar mesmo quando se comparam trabalhadores que possuem o mesmo perfil de escolaridade, idade e ocupação.

No caso das mulheres negras, a situação é ainda mais complicada e difícil. Segundo o IPEA, 39,6% das mulheres negras estão inseridas em relações precárias de trabalho e são o maior contingente de pessoas desempregadas e no trabalho doméstico.

E não para por aí.

Em seu relatório anual, o Fórum Econômico Mundial alertou que, no ritmo em que estamos, a paridade econômica só será alcançada em 267,6 anos.

Isso significa que serão necessárias mais de 8 gerações de mulheres para que se viva em um mundo igualitário. Isso sem mencionar os retrocessos causados pela crise socioeconômica, consequência da pandemia.

Mas como podemos reverter essa situação?

Através de parcerias!

Sim, precisamos unir esforços com o objetivo de, não só aumentar a participação feminina no mercado de trabalho, como também remunerá-las de forma justa e igualitária.

Pensando nisso, o BCOME lançou o Desafio Parcerias pela Equidade.

Convidamos 53 empresas, que firmaram algum tipo de compromisso com a equidade de gênero, a participarem do nosso desafio, com o objetivo de unir forças para que possamos transformar essa realidade.

O FREELAS é a única plataforma de contratação e a gestão de mulheres freelancers do Brasil que tem como foco a equidade de gênero, além de ser uma empresa 100% criada e desenvolvida por mulheres.

Nossa meta é ajudar as empresas a alcançarem suas metas de diversidade e inclusão e estimular outras organizações a se juntarem a nós nessa luta.

Se 79,5% das empresas convocadas toparem o desafio, em 1 ano, conseguiremos impactar mais de 10 mil mulheres e gerar mais de 20 milhões em renda para elas. Incrível, né?

Mas não queremos parar por aí!

Por isso, convidamos você a fazer parte deste movimento!

Traga sua empresa para participar também dessa iniciativa, compartilhe esse desafio nas suas redes e vamos juntas!

Quanto mais pessoas alcançarmos, mais perto estaremos de gerar transformações reais na vida das mulheres brasileiras.

Curtiu a leitura?

Então, conheça mais o Blog do FREELAS! Se liga nessas dicas de leitura:

Maria Mariana Maria Mariana é coordenadora de Comunicação e Marketing do BCOME e mestre em política social pela Universidade de Lisboa. É comunicóloga, publicitária e pesquisadora de Responsabilidade Social Corporativa e Desenvolvimento Sustentável.
Caroline Lira Caroline Lira é estagiária de Comunicação no BCOME e graduanda em Publicidade e Propganda no Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP).

Últimos posts

Ver todos

Gostou das dicas? Deixe seu comentário.

0 comentários.