FREELAS
freelasconecta 21 de Dezembro de 2022

O que é sucesso para você e como criar metas que lhe ajudem a alcançá-lo?

o_que_e_sucesso_para_voce

"Se você não tiver seu próprio plano de vida, é provável que acabe seguindo o plano de outra pessoa." Jim Rohn

É normal que, ao final de um ano, nos coloquemos a pensar sobre o ciclo que se encerra e a refletir sobre as metas que desejamos para a nova etapa que se inicia. Fazemos isso, pois estamos sempre em busca de melhorar e alcançar novos objetivos. Por um lado, isso é muito positivo, pois pode nos estimular e ajudar a tornar nossos planos mais claros para nós mesmas. Ao mesmo tempo, muitas vezes acabamos nos tornando reféns das nossas próprias metas. Então é importante saber como criar metas que atuem como aliadas e que te ajudem a alcançar o sucesso que você almeja. Vamos falar um pouco sobre isso?

Se conheça!

Lembre-se, só podemos avançar se sabermos para onde queremos ir. Então, em primeiro lugar, é preciso se conhecer, entender aonde se quer chegar e quais passos são necessários para que se possa alcançar esse objetivo.

Você já ouviu falar em IKIGAI? Essa é uma ferramenta de origem japonesa que te ajuda a identificar o seu propósito. Assim, te convidamos a encontrar o seu e, a partir dele, entender quais metas poderão te ajudar a alcançá-lo!

Respeite o processo!

Ninguém constrói um castelo do dia pra noite, certo? Então, calma, rainha, entenda que tudo tem seu tempo e é preciso dar um passo de cada vez, respeitando nossas possibilidades e limitações. Então sem ansiedade! Estabelecer metas reais e factíveis é essencial para que elas sejam estímulos e não motivo de frustração, ok? Se possível, aprecie a jornada!

Não se torne refém das suas próprias metas!

Todas nós sabemos que existe o a expectativa e a realidade, correto? Então, quando for criar suas metas, lembre-se que, como o próprio nome diz, elas são objetivos, são o ideal, mas não necessariamente a vida vai sair exatamente como o esperado. Na verdade, em geral ela não sai. Então esteja atenta quando precisar fazer ajustes de rota e, se necessário, adapte suas metas à realidade. Metas só funcionam se forem para nos ajudar, não para nos aprisionar ou paralisar. Ah, e lembre-se, antes feito que perfeito, hein? Você é ótima e já pode parar de gastar seu tempo se questionando sobre isso.

Nem sempre está nas suas mãos!

Quem já ouviu falar naquele ditado "O que não tem solução, solucionado está"? Pois é, crie metas que dependam de você, pois é apenas sobre isso que você tem controle. Às vezes você vai fazer tudo da melhor maneira possível e, ainda assim, as coisas não vão fluir e você não vai atingir a sua meta. Então, sim, aprender a lidar com frustrações e entender as nossas limitações é algo essencial. Não queira ter o controle de tudo rainha, pois, sinto lhe informar, você nunca vai ter. Então crie metas que dependam de você e deixe o mundo fazer o trabalho dele, ok?

Não esqueça outros aspectos da sua vida!

Imagina se você está andando de carro e de repente uma das rodas cai. O que vai acontecer? Evidentemente, o carro vai perder o prumo e ficar desgovernado. Com você não é diferente! Sem equilíbrio nada vai pra frente. Quer ter sucesso na carreira? Então não esqueça de também fazer atividade física, de cuidar da sua saúde mental, pois pode ter certeza que se você negligenciá-las, cedo ou tarde essa conta vai chegar. Então não adianta criar mil metas profissionais e esquecer que você ainda é um ser humano ok, anja? Não esqueça de incluir na sua lista essa dica especial do FREELAS Conecta pra você: seja mais gentil consigo! Bota aquele lembrete no espelho, no computador e onde mais for necessário: "Deusa, você não é uma maquina. Respire."

O que é sucesso para VOCÊ?

Reflexão de milhões, hein? Já pensou nisso? Pois é, diferente do que pode parecer, o conceito de sucesso não é único e objetivo. Na verdade, a definição de sucesso pode ser bem particular.

Explico: Embora estejamos todas imersas em uma mesma cultura, a ideia do que é ser "bem sucedida" pode ter sentidos totalmente diferentes para cada uma. Uma pessoa pode associar sucesso a enormes cifras em sua conta bancária, outra entende o sucesso como reconhecimento em sua área, mesmo que isso não se reflita em uma boa remuneração. Para algumas o sucesso não está vinculado a uma questão profissional, por exemplo, podendo se relacionar muito mais a outros aspectos como ter tempo de qualidade com a família, para si mesma e sua comunidade.

Não faz sentido hierarquizar o que cada uma entende como sucesso de vida. A tarefa que nos cabe é reconhecer o significado que o sucesso tem na nossa própria vida. Porque assim poderemos buscar aquilo que faz sentido para nós, ao invés de passar a vida inteira perseguindo o ideal de sucesso dos outros.

Portanto, nunca é tarde para refletir sobre esse assunto e reajustar a rota, caso julgue necessário.

A busca pelo seu próprio tipo de sucesso é uma das jornadas que mais fazem sentido na vida.

Faça parte da rede FREELAS Conecta e conte com a gente para te ajudar a alcançar o sucesso que você deseja e merece.

Sophia Prado, CEO & Founder do FREELAS, doutoranda em antropologia na Universidade Federal Fluminense, onde pesquisa o empreendedorismo feminino como forma de resistência. É advogada, cineasta e uma das fundadoras do hub criativo ColetivA DELAS.
Bianca Andrade Bianca Andrade é Redatora, social media, designer gráfico da FREELAS e mãe do Miguelito!

Últimos posts

Ver todos

Gostou das dicas? Deixe seu comentário.

0 comentários.