bcome 29 de janeiro de 2021

Use a responsabilidade social que você já pratica a favor da sua marca

Adotar uma postura preocupada com o mundo é fundamental para qualquer empresa atualmente, considerando que é necessário tomar providencias para a diminuição dos impactos ambientais e também para transformar vidas.

Além de ser excelente para o entorno, também é ótimo para as marcas. Isso porque já é fato que as pessoas querem comprar de empresas com responsabilidade social, que se mostram interessadas em repensar seu próprio impacto no mundo e contribuir para melhorar a forma como vivemos, além de apenas vender.

Mas para que isso possa ser usado a favor da marca, é fundamental que o público consiga entender realmente o que sua empresa prega e de que forma a marca está engajada para construir um mundo melhor. Assim, é preciso deixar bem claro qual é a sua posição, e é aí que muitos negócios encontram dificuldades.

Diante disso, preparamos algumas dicas relevantes para que você compreenda a importância de usar as ações de responsabilidade social a favor da sua marca e comunica-las ao público, a fim de mostrar que as práticas promovidas pela sua empresa são de verdade, e com isso passar uma boa impressão aos clientes.

Não perca, a seguir!

Por que ter posicionamento é importante para a sua marca?

O posicionamento é, hoje, a base das estratégias de marketing, pois demonstra a preocupação de sua empresa com o mundo e atrai, dessa forma, os olhares do público interessado em consumir de empresas com postura.

Entre os benefícios de adotar um posicionamento responsável estão:

  • Aumento das vendas, considerando que quem consome dá preferência a comprar produtos ou utilizar serviços de empresas engajadas;
  • Aumento da produtividade, visto que conta com uma equipe diversa, alinhada aos valores da empresa e motivada a contribuir por um mundo melhor;
  • Melhora da reputação da empresa, que é vista como um negócio responsável;
  • Por consequência, mais autoridade no mercado, estabelecendo uma relação de confiança com quem consome.

A partir destes pontos já é possível perceber o impacto que causa um bom discurso e, mais que isso, ações em prol da comunidade. Mas como utilizar as ações que sua empresa já desempenha a favor de melhores resultados da marca?

Como utilizar ações de responsabilidade social em favor da sua marca?

Saiba como comunicar sua proposta de valor e suas ações.

Manter a comunicação com o público é fundamental para que sua proposta de valor seja conhecida. Afinal, como é que alguém pode saber de que forma sua empresa está engajada se não são disponibilizadas informações sobre o assunto?

Para isso, é essencial ter presença digital. Hoje empresas que não estão na internet e não mantêm contato direto com o público digitalmente perde muitas vendas. Nesse sentido, é preciso conhecer quem consome seus produtos ou serviços, e estar nas redes que utilizam com mais frequência. Dessa forma, é possível promover canais de contato mais direto, e construir uma relação de confiança entre a empresa e clientes.

Além da presença digital, é necessário utilizar a linguagem do público, e comunicar seus valores de forma que consigam entender tranquilamente. Nesse sentido, se seu público for mais jovem, é mais difícil compreender sua proposta se explicada de maneira muito formal ou rebuscada, por exemplo. Pense em quem está ouvindo você na hora de falar, assim a comunicação é mais eficiente.

Outra dica para comunicar a proposta de valor é mostrar autoridade no assunto. Então, ao comunicar suas ideias e ações, fale de maneira objetiva, fugindo de achismos. É importante que o público entenda que você está realmente engajado com o que prega, e o tom utilizado é um dos detalhes essenciais.

Tenha um posicionamento claro e seja coerente

Apenas saber comunicar sua proposta não é suficiente, é preciso que seu discurso seja coerente com as suas ações.

Não são poucos os casos de empresas que discursam a favor de uma causa social e deixam de agir. Porém, é fundamental deixar claro que quem consome está sempre de olho nas ações das empresas, e sabe muito bem quando um discurso é vazio — e acredite, isso não causa boa reputação à sua empresa.

Por isso, é cada vez mais necessário que uma empresa tenha um posicionamento de fato, e crie estratégias para viabilizar ações em prol de uma causa social ou ambiental, e não pare apenas no discurso.

Para aprofundamento neste assunto, sugerimos a leitura do texto Como melhorar o seu posicionamento de marca em 7 passos.

Adote publicamente uma causa para chamar de sua

Atualmente, as empresas mais importantes do mercado já entenderam que adotar uma causa alinhada às ODS é fundamental para melhorar os negócios.

Empresas como a XP, que investe em projetos sociais voltados à educação, saúde, esporte e cultura, e a Natura, que tem foco no meio ambiente, adotaram causas e não ficaram só no discurso. Estas duas empresas, e mais outras empresas que também são socialmente responsáveis, têm causas para chamar de suas, e promovem ações eficientes e coerentes, por isso são muito bem vistas no mercado.

A partir do momento em que sua empresa assume uma posição, é necessário que a gestão se comprometa com a causa, esteja sempre presente em eventos, promova ações à comunidade e junto dela, e ajude as demais empresas que também desejam seguir pelo mesmo caminho.

Neste artigo, trouxemos informações relevantes para usar as ações de responsabilidade social de sua empresa em prol da marca, aumentando a visibilidade, a autoridade no mercado e, consequentemente, as vendas, através da comunicação com o público e a ação efetiva na comunidade.

Com isso, você tem tudo para ser uma empresa confiável no mercado e aumentar consideravelmente o espaço da sua marca.

Quer ver mais conteúdo como este? Então não deixe de acessar o blog da BCOME.

Ana Clara é redatora há 3 anos, certificada em Produção de Conteúdo para Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Ela escreve para diversos nichos textos otimizados para franquear melhor os blogs na internet e escrita acadêmica. A Ana faz parte do FREELAS e pode ser contratada através da plataforma. Conheça o trabalho dela e das mais de 200 profissionais cadastradas na plataforma!

Últimos posts

Ver todos

Gostou das dicas? Deixe seu comentário.

0 comentários.