bcome 29 de janeiro de 2021

O que eu preciso saber para tirar um projeto do papel que ninguém nunca me falou?

Tirar um projeto do papel envolve muitos processos, começando com a ideia. Ter uma boa sacada, em si, já é muito complicado, pois envolve olhar crítico, experiência e conhecimento sobre o negócio. Aí, quando chega a hora de tirar do papel e realmente realizar, é que o problema surge de verdade.

Não que realizar algo seja tão difícil assim, é só que para concretizar um objetivo, várias coisas precisam ser levadas em consideração. Agir, nesse sentido, implica em diversos outros detalhes e procedimentos que devem ser planejados com calma e organização.

Nesse momento, muita gente fica perdida e não sabe que caminho tomar para realmente concretizar uma meta. E é a partir disso que pensamos este artigo. Aqui, você vai conferir algumas dicas que podem facilitar sua vida na hora de tirar projetos do papel e não ficar apenas no "será que...".

Continue conosco e não deixe de ler até o fim!

Dicas para tirar projetos do papel e concretizar seus planos

Se você quer tirar um projeto do papel e executa-lo de fato (e não ficar pensando no que seria se tivesse feito), mas não sabe o que fazer, fique atento a estes tópicos que serão explicados a partir de agora:

  • Planejamento
  • Organização
  • Entendimento de pessoal
  • Contar com uma profissional freelancer

Planejamento

Já tem uma ideia? Ótimo! Agora, é preciso partir para a fase de como colocá-la em prática. Para saber como planejar isso, é necessário saber quais são os pontos principais, as coisas mais importantes a serem consideradas. Ao descobrir os pontos mais importantes, você consegue criar uma rotina de ação (mas este é o próximo ponto).

No planejamento, deve constar o tempo disponível para tirar a ideia do papel — em quanto tempo preciso dessa tarefa pronta? Além disso, é preciso deixar claro quais são os meios para realizar a ideia — de quais ferramentas eu preciso?

Ademais das ferramentas, é fundamental ter em mente um orçamento possível — de quanto dinheiro eu preciso para pôr minha ideia em prática? Para o caso de uma empresa, é necessário estipular quem pode ajudar na realização da meta — qual a equipe certa para que eu consiga tirar a ideia do papel?

Pensando nestes pontos, você já consegue ter um bom planejamento, e aí pode passar para a próxima etapa.

Organização

Com a ideia e planejamento em mãos, você já tem meio caminho andado.

Agora, precisa organizar a dinâmica de concretização da ideia. Nessa etapa, é necessário criar um cronograma de atividades, reunir as ferramentas necessárias, contatar a equipe e verificar o orçamento disponível.

Falando assim parece muito complicado, mas a verdade é que quando você já tem tudo planejado, fica muito mais fácil. Nesse sentido, vale apostar em planilhas e calendários para se organizar quanto ao tempo. Os softwares e aplicativos podem ser muito eficientes na gestão do orçamento também. Além disso, é necessário que a equipe esteja alinhada com este objetivo. Sobre isso, veja mais a seguir.

Entendimento de pessoal

Lidar com uma equipe traz várias dificuldades, principalmente se você não está alinhado a ela. No momento de tirar uma ideia do papel e agir, é fundamental que todos saibam quais são as tarefas e qual é a importância desse objetivo que será realizado.

Além disso, é importante conhecer as limitações das pessoas, ou seja, entender se todos dão conta de ajudar você nesta realização. Isso porque, em alguns casos, as pessoas que colaboram com sua empresa não estão preparadas para esta tarefa específica — e não é porque são profissionais ineficientes.

Nesse sentido, contar tanto com uma equipe coesa e profissionais qualificados é essencial para que qualquer ideia saia do papel.

Contratar profissionais de qualidade e da área

A última dica é a solução mais prática de todas: contratar uma profissional especializada.

Contratando uma ou mais profissionais freelancers através da BCOME, você pode contar com auxílio em todas as etapas do projeto, seja para planejar, organizar ou lidar com o pessoal.

Além disso, as profissionais podem executar o planejamento de forma mais eficiente, o que garante que a estratégia será bem aplicada — e que você não fará investimento em um serviço que não receberá. Afinal, mesmo com tudo esquematizado, a execução ainda pode ser complicada.

E, considerando que existem profissionais experientes nas mais diversas áreas, as freelancers ajudam você, inclusive, a clarear as ideias e entender o que de fato é uma necessidade para o seu negócio, além de pontuar as melhores maneiras de resolver um problema, afinal, um olhar de fora e especializado consegue perceber coisas que muitas vezes não enxergamos no dia a dia.

Neste artigo, explicamos o que é preciso fazer para tirar uma ideia do papel e realizar um objetivo: planejar, organizar e contar com profissionais de qualidade ao seu lado.

Para muitas pessoas que empreendem, principalmente os pequenos negócios, é muito difícil realizar uma boa ideia, considerando que não têm experiência e conhecimento para concretizar tudo o que vem à mente.

Por isso, assim que uma ideia inovadora surge, é fundamental procurar as profissionais que podem ajudar de alguma forma, seja com um olhar mais experiente sobre o assunto ou com a execução de fato e estudar, se preparando para o novo desafio e conhecendo melhor todas as variáveis envolvidas no seu novo projeto (mercado, concorrentes, público-alvo e suas demandas etc).

Se você precisa de uma boa profissional para tirar um projeto do papel (ou até mesmo descobrir qual é o projeto), confira os perfis das colaboradoras FREELAS, clicando aqui. Por fim, se deseja ver mais conteúdos como esse, não deixe de ler nosso blog periodicamente!

Ana Clara é redatora há 3 anos, certificada em Produção de Conteúdo para Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Ela escreve para diversos nichos textos otimizados para franquear melhor os blogs na internet e escrita acadêmica. A Ana faz parte do FREELAS e pode ser contratada através da plataforma. Conheça o trabalho dela e das mais de 200 profissionais cadastradas na plataforma!

Últimos posts

Ver todos

Gostou das dicas? Deixe seu comentário.

0 comentários.